Cirurgia

 

Cirurgia implante dentário

A cirurgia de implante dentário é um ato médico. O objetivo é restituir dentes a pessoas desdentadas. É um procedimento cirúrgico muito comum; pessoas com falta de dentes preferem esta solução para reabilitar o sorriso.

Os implantes são pequenos parafusos metálicos em forma de rosca e substituem raízes de dentes ausentes. Ao parafuso de titânio junta-se uma coroa, o abutment faz a ligação entre ambos. A coroa é exatamente igual ao dente ausente e é feita de porcelana. Os novos dentes artificiais são muito semelhantes a dentes naturais em termos de funcionalidade e aparência.

A cirurgia de implante dentário é realizada de acordo com a condição do maxilar. Aplica-se em casos em que a pessoa perdeu um ou mais dentes ou em casos de pessoas sem dentes. A cirurgia de implante dentário envolve vários procedimentos e etapas. É um procedimento seguro e muito habitual em todo o mundo. Cada vez mais, pessoas desdentadas procuram esta solução fixa como alternativa para as dentaduras removíveis.

A cirurgia de implantes passo a passo

Planeamento pré-cirúrgico- estudo das radiografias

Implantes dentários

Radiografia de implantes dentários

O planeamento pré – cirúrgico meticuloso determina o sucesso da cirurgia de implantes. O planeamento inclui o estudo da imagiologia, radiografias a 3 D. Com este estudo é possível determinar a posição, o tamanho e a angulação dos implantes. É necessário saber a história clínica do paciente, a Tac e outros exames são fundamentais para o êxito do tratamento.

O planeamento pré-cirúrgico através do estudo das radiografias permite visualizar as arcadas dentárias e as estruturas anatómicas adjacentes tal como as articulações entre as gengivas e o crânio e os seios maxilares.
Se a condição geral for adequada o cirurgião dentista irá explicar-lhe todo o procedimento passo a passo nomeadamente a cirurgia, a integração, o pós-operatório, a reabilitação final e os cuidados com o seu tratamento.

Se tem dúvidas sobre o seu tratamento fale com o dentista implantologista, faça todas as perguntas sobre o tratamento. Nesta primeira fase é importante que fique totalmente esclarecido sobre a cirurgia de implante dentário e as suas etapas antes de se submeter ao tratamento.

Como se preparar para a cirurgia?

Não beba bebidas alcoólicas nesse dia nem no anterior;
Deve alimentar-se antes da cirurgia mas sem excessos. Alimentos leves são os mais indicados;
Evite esforços físicos no dia da cirurgia;
Se possível traga um acompanhante, uma pessoa amiga e compareça na data marcada uns minutos antes;
Use roupas confortáveis no dia da cirurgia;
Escove muito bem os dentes (caso existam) e a língua, use fio dentário se aplicável;

Possíveis tratamentos antes ou durante a cirurgia

Extração de um ou mais dentes. A extração se existir necessidade é feita antes ou durante a cirurgia. É possível extrair um dente e no mesmo sítio inserir um implante. Em casos de inflamação ou doença das gengivas, o dente é extraído algumas semanas antes;

Elevação de seio. A elevação de seio é um procedimento cirúrgico quando não existe osso suficiente em altura, no maxilar superior. Quando a perda óssea é acentuada espera-se algum tempo antes da cirurgia;

Enxerto de osso. O enxerto de osso serve para aumentar a espessura ou a quantidade do osso no maxilar em casos em que este é muito fino e insuficiente.

O que acontece na cirurgia de implantes

O procedimento da inserção de implante dentário, desde a cirurgia até à colocação da coroa, varia consoante o caso em tratamento. Procedimentos como extrações ou a aplicação de biomateriais, enxerto ósseo ou elevação de seio podem ser feitos durante ou antes da cirurgia.

1.ª Fase – Colocação do implante dentário

Utilizam-se anestesias locais para que a cirurgia seja completamente indolor. O dente destruído é removido (se aplicável). O osso do maxilar é preparado e se necessário utilizam-se técnicas de aumento de osso. O pino de metal é inserido no osso do maxilar por baixo da gengiva.

2.ª Fase – Inserir o implante no osso

Durante a cirurgia do implante, o médico dentista faz uma pequena incisão no sentido de tornar o osso visível.Com o auxilio de brocas previamente calibradas, no local definido, insere o pequeno pino. Os procedimentos cirúrgicos são efetuados com o auxilio de anestesia local.

3.ªFase – Ajeitar e proteger o implante

A zona de inserção do implante já está preparada, este já está acomodado no osso do maxilar. Coloca-se a tampa para o proteger de alimentos ou restos de tecido orgânico.

4.ª Fase – Sutura

A área intervencionada é encerrada com fio de sutura. O fio de sutura auxilia no encerramento da zona e aumenta o isolamento do implante. Este ficará em repouso durante alguns meses para que a integração aconteça.

A integração do implante

A integração do implante demora alguns meses, entre 3 a 5 meses. Durante este período de integração as células do osso maxilar vão envolver a superfície de titânio do pequeno parafuso em forma de rosca. O tempo de espera varia muito de pessoa para pessoa e depende do caso a tratar. Este processo denomina-se de ósseo-integração e é de extrema importância o respeito do tempo. Um implante fortemente ancorado no osso é uma boa ancora e sinónimo de sucesso.

A restauração protética final e o seu novo dente

O médico dentista remove a tampa do implante e coloca o pilar de cicatrização que corresponde a uma extensão do pequeno cilindro. Este auxiliará na moldagem e cicatrização da gengiva. A gengiva fica preparada para receber o novo dente artificial.
O dentista tira as impressões da sua boca através de modelos a gesso. Os modelos são o formato da boca, estuda a oclusão, escolhe-se a cor e o material do novo dente. Por ultimo a coroa ou o novo dente artificial é aparafusada ou cimentada ao implante.

Cuidados com o pós-operatório

Tome a medicação prescrita pelo dentista;
Aplique gelo na face durante um período mínimo de 15 minutos mas proteja a pele com um pano macio;
Não fume nem beba bebidas alcoólicas;
Evite apanhar sol em demasia;
Durma com a cabeça elevada ou no sentido contrário ao da intervenção cirúrgica;
Não faça atividade física nesse dia ou no dia seguinte;
Tenha cuidado com os alimentos duros que possam ferir a área intervencionada. Prefira alimentos moles e frios tais como gelado, sopas e papas. No terceiro dia já é possível introduzir os alimentos habituais;

Os cuidados a ter com o seu implante

Após a cirurgia de implante dentário os cuidados a ter vão determinar a longevidade do seu tratamento. A higiene oral, as escovagens frequentes, o uso de colutório para bochechar e o fio dentário significam que este durará muitos e muitos anos. Siga as instruções do seu dentista, faça uma higiene oral cuidada e frequente, não esqueça as consultas de manutenção semestrais ou anuais.

Conclusão sobre a cirurgia de implante

A cirurgia de implante dentário é cada vez mais frequente e é uma intervenção simples. O processo é completamente indolor devido à utilização de anestésicos adequados. Para prolongar o seu tratamento é fundamental que pratique uma higiene oral cuidada.

Visite o seu dentista com regularidade para assegurar a funcionalidade do implante. Evite hábitos prejudiciais tais como mastigar alimentos muito duros nomeadamente rebuçados, estes podem danificar as suas novas coroas.

Evite fumar porque o tabaco poderá contribuir para possíveis complicações. Estilos de vida saudáveis são sinónimos de saúde e bem estar e fatores cruciais para a durabilidade do seu trabalho dentário.

Referências/Bibliografia

Cochran D.L.,Simpson J.,Weber H.P.,Buser D.,”Attachement and Growth of periodontal cells”.Oral Maxillofacial implants,1994.

Diago .P.,Moscardó M.J.Bielsa J.M.,”Conceptos generales de Implantologia”.Implantologia Oral,2001,Barcelona

Última atualização 22 de Setembro de 2018