Aftas

Aftas

Category : Medicina Dentária

As aftas são ulceras na boca que podem ser dolorosas e dificultam a mastigação. Os médicos dentistas designam este tipo de lesões por aftas ou estomatitis aftosa. São feridas abertas de cor branca ou amarelada rodeadas por um rebordo vermelho vivo. Em algumas pessoas as aftas são recidivas e recorrentes ao longo da vida.

Porque surgem as aftas?

Nem sempre se consegue identificar a sua causa mas atos tão comuns como a lavagem dos dentes agressiva, mastigar alimentos com violência ou ingerir líquidos e alimentos muito quentes pode originar o seu aparecimento. As causas podem portanto ser devidas a traumatismos locais vários.

Podem estar relacionadas  com o sistema imunitário e com a falta de defesas do organismo. Por essa razão as condições são favoráveis para o aparecimento de uma infeção viral ou bacteriana . As aftas  estão relacionadas também com a diabetes e diversas doenças.

Atribui-se o aparecimento de aftas à falta de vitaminas. De facto a anemia pode causar alterações à língua, esta perde as suas papilas normais e fica mais grossa. Podem aparecer fissuras e úlceras na mucosa oral ou a vulgarmente chamada boqueira nos lábios. As características da mucosa da boca  tornam-se especialmente vulneráveis aos défices alimentares.

Fatores genéticos, hormonais e stress podem influenciar o aparecimento das aftas orais.

Onde aparecem as aftas orais?

Estas pequenas ulcerações predominam  na mucosa bocal em especial na zona da língua, ponta e dorso.

Medidas de prevenção

• Uma boa higiene oral reduz a probabilidade de surgirem.
  • Dietas com alimentos moles, frios ou mornos.
  • Deve-se evitar acidentes locais como morder a língua.
  • Aconselha-se o uso de escovas de dentes macias.

A necessidade de biopsias para o diagnóstico

Quando uma ferida persiste na boca por mais de quinze dias existe a prática clinica de se proceder a uma análise das suas características, através da biopsia da lesão em laboratório para eliminar a hipótese de carcinoma .

O álcool e o tabaco assim como as irritações crónicas de uma prótese dentária mal ajustada são fatores  que predispõem ao cancro oral. Os primeiros sintomas são feridas persistentes em forma de escavação da mucosa ou manchas esbranquiçadas denominadas de leucoplasias.

Tratamento das aftas

Existem corticoides tópicos à base de triamcinoloma em comprimidos que se aplicam humedecendo a ponta do dedo e pressionando a camada do comprimido que por sua vez se coloca em contacto com a mucosa a tratar.

O tratamento com anti-sépticos ou colutórios orais é também uma possibilidade para o tratamento da afta oral.

As aftas influenciam o tratamento com implantes dentários?

Em principio não influenciam o tratamento com implantes dentários, no entanto consulte o seu dentista para informação sobre o tratamento fixo e as aftas orais.