Carga imediata

Carga com implantesA evolução nas técnicas de carga imediata com implantes dentários, traz benefícios para os pacientes que procuram dentes fixos.

A carga imediata é considerada pelos especialistas, a maior revolução na medicina dentária e na reabilitação oral de desdentados parciais ou totais. Trata-se de um procedimento inovador, em que no mesmo dia, fixam-se de imediato ou no dia seguinte, próteses a implantes dentários. Este procedimento é denominado de “implantes imediatos”.

A técnica de carga imediata – Implantes imediatos

Na técnica de carga imediata o tempo de espera é menor. É possível aplicar esta técnica a implantes unitários, pontes para preencher a falta de dois ou mais dentes, e em desdentados totais no maxilar ou mandibula. No mesmo dia, o paciente, tem dentes fixos, aparafusados aos pequenos cilindros de titânio. A taxa de sucesso deste tratamento é  cada vez mais elevada, devido ao avançar da ciência.

O procedimento da carga imediata

  1. O exame clínico do paciente. A avaliação do paciente inclui exames radiográficos a 2 e 3 D. Estudam-se radiografias, nomeadamente a ortopantomografia e a TAC dentária. Através destes exames, auxiliares de diagnóstico, visualizam-se as estruturas dentárias, o nervo alveolar inferior, a densidade óssea.
  2. Planear o tratamento. Através do estudo minucioso de radiografias dentárias e do estudo de fotografias intra e extra orais, modelos a gesso, o tratamento é cuidadosamente planeado.
  3. A cirurgia – o procedimento. A intervenção cirúrgica é realizada com o auxilio de  anestesia local (pode ser geral). Os implantes são inseridos nos locais anteriormente planeados. Depois da colocação dos implantes dentários, o médico dentista sutura a área intervencionada. Tiram-se modelos da boca do candidatado a carga imediata. Enviam-se estas impressões a gesso para laboratório de prótese dentária. Os técnicos durante algumas horas vão fabricar a prótese provisória fixa. Enquanto a prótese é elaborada no laboratório, o paciente candidato à carga imediata, ficará em repouso. Findo algumas horas de espera, finalmente, o dentista, aparafusa a prótese provisória. Após este procedimento, o paciente, poderá comer alimentos moles e frios; sopas, gelados, iogurtes.
  4. A prótese definitiva. Meses depois, entre 3 a 6 meses, fabrica-se a prótese definitiva. Escolhe-se a cor, tamanho dos dentes, a sua forma, e substitui-se a prótese provisória por outra definitiva.

Os benefícios da carga imediata

O método inovador da carga imediata permite encurtar o tempo de espera. Isto significa que o tempo entre a colocação dos implantes e a prótese é menor. A prótese provisória fixa é aplicada no mesmo dia.

A carga imediata possibilita mastigar alimentos de imediato, ainda que a escolha, recaia obrigatoriamente por comidas moles e frias.

As prótese provisórias ou dentaduras removíveis, não se usam. Estas não permitem mastigar e soltam-se facilmente.

O tratamento permite menos idas à clínica dentária.

O tratamento é mais confortável.

Desvantagens da carga imediata

O risco de rejeição é  maior. Os implantes precisam de estar imóveis durante o período de integração.

O tratamento é  mais caro. Utilizam-se mais peças protéticas necessárias à fixação. O custo das peças encarece o tratamento.

Nem todos os pacientes são candidatos ao tratamento de carga imediata com implantes dentários. Na altura da colocação é importante entender o tipo e qualidade de osso existente. O osso do maxilar promove a osteointegração. Após extração dentária, o osso alveolar atravessa um processo de regeneração. A estabilidade dos implantes após cirurgia, determinam em alguns casos, a opção do dentista, de aplicar ou não a técnica de carga imediata ou os denominados implantes imediatos.

Se está a pensar em implante dentário com carga imediata para melhorar a sua estética e sorriso, procure um dentista dedicado à implantologia. O dentista irá fazer uma avaliação do seu caso em concreto e decidir se os implantes imediatos são ou não a opção mais indicada para si.

 

Referências / Bibliografia:

Francetti L, Agliardi E, Testori T, et al. Immediate rehabilitation of the mandible with fixed full prosthesis supported by axial and tilted implants : ínterim results of a single cohort prospective study. Clin Implant Dent Related Res. 2008 Dec.

Jemt T, Johanssom J.Implant treatment in the edentulous maxillae.