Bruxismo

  • -

Bruxismo

O bruxismo significa ranger os dentes. O bruxismo é nefasto para a dentição, restaurações e implantes dentários. Contudo, um correto diagnóstico e o acompanhamento certo, minimizam as possíveis complicações.

O bruxismo  influencia  o seu tratamento com implantes?

Saiba tudo sobre o bruxismo. O bruxismo é ou não uma contraindicação para implantes dentários? Leia o nosso artigo. As opiniões dos especialistas são controversas.

Quais os sintomas do bruxismo?

A pessoa após uma noite de sono acorda com os músculos do maxilar doridos. Outras acordam com alguma dor de cabeça e durante o dia a sua intensidade diminui.

Outras rangem os dentes em momentos de stress, sem darem por isso, fazem-no de forma involuntária.

Que tipos de bruxismo existem?

Existem duas formas de ranger os dentes;

A dormir durante o sono;

Durante o dia.

Durante o dia, o bruxismo manifesta-se pelo serrar dos dentes e pela pressão dos músculos no maxilar. Acontece quando uma pessoa está ansiosa, nervosa, preocupada, zangada.

O bruxismo durante a noite acontece a milhões de pessoas no mundo inteiro. Manifesta-se  durante o sono e o próprio  não se apercebe. Os únicos sintomas serão a dor no maxilar ou a enxaqueca pela manhã, geralmente ligeira e sem razão aparente.

Fatores que desencadeiam o bruxismo

  • A ansiedade na vida pessoal ou profissional. O bruxismo é geralmente causado pelo stress, pela falta de descanso e de relaxamento.
  • Outros fatores que provocam o bruxismo são a toma de substâncias proibidas tais como certas drogas que estimulam a atividade e por exemplo o café em excesso.
  • A vida atual exige das pessoas uma grande competição e esforço para lidar com uma série de problemas e objetivos. Os objetivos no trabalho, os problemas do dia a dia, a ansiedade com os filhos, com o futuro profissional, etc. Estes fatores de intranquilidade e constante ansiedade, contribuem para o aparecimento do bruxismo que pode ser uma situação ocasional ou permanente.
  • A falta de dentes; quando extrai um ou vários dentes, a mordida, ou seja a forma como os dentes encaixam uns nos outros com a boca cerrada pode ficar alterada.

O bruxismo interfere nos implantes dentários?

Existem estudos que revelam a taxa de insucesso  ser superior em pacientes que sofrem da perturbação do bruxismo. Muitos investigadores afirmam ser um fator de risco para o tratamento com implantes dentários. Dizem os especialistas que a colocação de implantes dentários em pacientes com bruxismo tem maior probabilidade de insucesso comparativamente a pessoas que não sejam portadoras desta patologia.

Como se trata o bruxismo?

A goteira oclusal ou de relaxamento

O tratamento com a goteira de relaxamento é o mais comum. Este tratamento consiste no fabrico da goteira, geralmente executada em material acrílico e a pessoa usa-a durante a noite. Esta goteira protege  os dentes da pressão. Os dentes não têm contacto e o esmalte fica protegido.

A toxina botulinica

A aplicação de injeções origina o relaxamento dos músculos do maxilar. Com o relaxar dos músculos do maxilar o ranger de dentes desaparece ou em alguns casos diminui.

O tratamento com implantes dentários

O alinhamento dentário ou a falta de dentes podem ocasionar o ranger de dentes. A falta de dentes poderá alterar a oclusão, ou seja, a forma como os dentes encaixam ao fechar a boca. A correção pode passar pelo auxilio dos implantes dentários. Tudo depende do caso de cada pessoa e das condições de diagnóstico. A opinião dos especialistas é controversa como veremos a seguir.

Conclusão sobre os implantes e o bruxismo

A relação entre os implantes e o ranger de dentes é de certa forma controversa. Existem estudos que revelam ser uma contra indicação, no entanto, outros referem a importância dos implantes dentários para corrigir determinadas disfunções.

Por isso, tudo leva a crer que sejam necessários mais estudos que demostrem realmente se o ranger de dentes afeta ou não o tratamento com implantes. Médicos especialistas referem questionar esta associação ao demonstrarem a existência de vários casos com sucesso.

Se já lhe diagnosticarão a sintomatologia do ranger de dentes, se sente dor no maxilar ao acordar e quer a opinião de um especialista, informe-se com o seu médico dentista. Marque uma consulta, explique-lhe os sintomas. O dentista vai encaminhar, esclarecer e tratar o seu eventual problema dentário.

Se equaciona colocar implantes dentários e sofre de bruxismo, consulte o seu dentista para esclarecimentos exatos sobre a sua patologia e as consequências em relação ao eventual tratamento de implantologia.