Implantes de titânio

O titânio é a liga metálica mais adequada para a base da estrutura de um implante. O implante de titânio é muito resistente à corrosão, biocompatível com o organismo humano, e por isso o mais popular na medicina dentária. Em suma, não existe rejeição propriamente dita ao material nem alergias. É considerado um material muito seguro e de elevadíssima qualidade. É por isso o mais indicado no fabrico dos pequenos cilíndricos que substituem dentes perdidos.

A utilização do titânio nos implantes dentários

O material mais utilizado no fabrico dos implantes é o titânio. Surgiu nos anos sessenta através do professor sueco Per-Ingvar Branemark. Devido à sua pesquisa e investigação, desenvolveu também o conceito da integração. Os seus estudos resultaram em um tratamento que substitui perfeitamente a raiz de um dente perdido. Nos dias de hoje, é o material mais utilizado na implantologia.

As propriedades do titânio

O titânio existe na natureza. É extraído do solo e encontra-se em vários minerais na litosfera e em muitos tipos de rochas. O composto mais utilizado do titânio é o dióxido de titânio, conhecido foto catalisador utilizado na produção de tinta de cor branca.

O titânio é utilizado para a produção de ligas de metal compostas por alumínio, ferro, com o objetivo de aumentar a resistência. É muito apropriado para motores, mísseis, foguetes, na indústria química, na industria nuclear, na indústria bélica, em computadores, na industria agrícola e na médica. Na medicina dentária é o material eleito para os implantes, mas é também um excelente material para a produção de implantes ortopédicos e próteses.

Os benefícios do titânio na implantologia

As duas propriedades mais importantes do titânio são a resistência à corrosão e uma elevada relação densidade/força. É um metal muito leve, extremamente resistente e fácil de trabalhar. Por isso a sua popularidade na medicina dentária e em particular na implantologia.

Para substituir dentes ausentes utilizam-se as chamadas dentaduras, próteses dentárias móveis. Com estes dispositivos preenche-se a falta de um ou vários dentes. São um pouco incómodos para quem os usa e não têm a mesma funcionalidade dos implantes fixos.

Os implantes de titânio são a melhor e mais confortável solução conhecida para substituir a falta de dentes. São fixos e por essa razão, permitem que os pacientes tenham mais confiança e uma vida social completa.

Existem muitas ligas metálicas mas não são candidatas e adequadas para a estrutura da base de um implante. O titânio adere ao osso com eficácia sem efeitos secundários.

O tratamento de implantes de titânio proporciona:

Uma vida mais saudável  porque permite mastigar devidamente os alimentos;

Mais confiança e auto estima, fazem-se amigos e relacionamentos com facilidade;

Maior conforto porque não magoa as gengivas;

Elevada segurança pessoal no dia a dia, ao falar, sorrir, comer;

Maior qualidade de vida e bem estar geral.