Elevação de seio

A elevação de seio é um procedimento cirúrgico que visa aumentar o volume do osso no maxilar superior. A zona posterior está sujeita a maior recessão óssea, em comparação com outras áreas da boca. Os implantes dentários são um método excecional para repor dentes perdidos mas para que a reabilitação seja bem sucedida é necessário que exista uma quantidade e qualidade de osso adequada. De outra forma a restauração fixa  poderá ser um fracasso.

O que é o seio maxilar?

O seio maxilar está localizado na maxila superior e tem a forma de pirâmide. O tamanho do seio maxilar varia de pessoa para pessoa; no adulto tem geralmente 35 mm de diâmetro e 25 mm de altura. A extremidade do seio maxilar é coberta por uma membrana fina e existem septos intra sinusais. O septo nasal é uma barreira finíssima que divide o nariz no sentido vertical em fossa nasal esquerda e direita.

O que é a elevação de seio?

A elevação de seio ou Sinus lift permite reconstruir, aumentar a quantidade de osso existente em um maxilar na zona posterior, com o objetivo de se inserirem os implantes dentários. É uma técnica cirúrgica utilizada em todo o mundo pelos médicos dentistas dedicados à cirurgia oral. A técnica permite reabilitar pessoas edentulas e com pouco osso. Os especialistas consideram ser uma técnica usual, simples e muito previsível. Inclui-se no campos dos enxertos ou de aumento de osso. Usam-se utensílios adequados tais como o osteótomo (utensilio semelhante a uma pequena espátula) e a cureta. Introduzem-se matérias de enxerto em forma de bloco ósseo.

Tipos de osso utilizado na elevação de seio:

Os materiais de enxerto ósseo devem ser escolhidos de maneira a não provocar rejeição e biocompatíveis. Se forem eficazmente reabsorvidos pelo organismo após a regeneração óssea, as condições ideais para a cirurgia de implantes estarão reunidas.

  • Osso autólogo, osso da própria pessoa. Denomina-se de autoenxerto. É colhido do próprio paciente.
  • Osso aloplástico de origem sintética.
  • Os aloenxertos, colhidos de um dador.
  • Os xenoenxertos, de uma espécie diferente, geralmente animal.

Como se processa a elevação de seio?

Técnica da janela lateral

A técnica da janela lateral consiste em cortar uma pequena janela com o auxilio de instrumentos rotatórios na zona do seio maxilar, área exterior. Ou seja, é feita uma incisão na parede sinusal lateral. Acomoda-se uma membrana que vai isolar a zona e preenche-se a cavidade com material de enxerto ósseo. O implante poderá ser colocado de imediato ou meses mais tarde.

Porque existe a necessidade de elevação de seio maxilar?

Quando existe reabsorção óssea, no campo do aumento de osso, a elevação de seio é uma das técnicas utilizadas. A reabsorção óssea acontece com o avançar da idade e após extração de dentes. A consequência de uma exodontia inclui a reabsorção óssea alveolar.  Pessoas que usem prótese removível à muitos anos tendem a perder massa óssea no maxilar. A pneumatização do seio maxilar, devido à força da função exercida no osso após extração dentária, contribui para uma altura de massa óssea insuficiente para a reabilitação protética fixa.

Nos dia de hoje a questão da falta de osso para colocar implantes dentários está ultrapassada. Existem várias técnicas tal como a elevação de seio e os enxertos com recurso ao uso de membranas. São procedimentos previsíveis e comuns com altas taxas de sucesso. Se está a equacionar colocar implantes dentários e não tem osso suficiente nos maxilares informe-se com o seu dentista sobre as possibilidade de aumento de osso.

 

Referências/Bibliografia

Schropo L, Wenzel A, Kostopoulos L, et al. Bone healing and soft tissue contor changes following single-tooth extraction: a clinical and radiographic 12-month prospective study. Int J Periodontics Restorative Dent. 2003 Aug.

Sakoh J. Wahlmann U, Stender E,at al. Primary stability of a conical implant and a hybrid, cylindric screw-type implant in vitro. Int J Oral Maxillofac Implants 2006.

Ultima atualização Dezembro de 2018