Implantes versus próteses e pontes

Próteses parciais removíveis

Próteses removíveis

Próteses removiveis

Este tipo de prótese não exige o desgaste dos dentes adjacentes. No entanto não são estáveis como os implantes dentários ou confortáveis. Na verdade muitas pessoas referem o desconforto das prótese removíveis e o fato de terem palato ou céu da boca. O palato dificulta a fala e nem sempre a adaptação é fácil. Por outro lado, ao mastigar, podem magoar a gengiva. O palato reduz o sabor dos alimentos e interfere com a fala. Se está a equacionar usar uma prótese parcial removível, informe-se com o seu dentista sobre a necessária adaptação à prótese.

A prótese parcial removível substitui um dente ou vários dentes. Este tipo de reabilitação é mais barata que os implantes dentários, no entanto, é menos funcional. Com o tempo sofrem desgaste porque são feitas de material acrílico. O desgaste significa que os dentes podem alterar a cor ou simplesmente quebrarem com a força da mastigação. Não são tão eficazes como os implantes dentários em termos de funcionalidade ou de aparência. São no entanto muito usadas para preencher a falta de um ou mais dentes, devido ao preço ser mais económico.

Pontes de cerâmica

São as denominadas  Maryland Bridge. Não têm a durabilidade dos implantes dentários, no entanto utilizam-se para substituir a ausência de dentes à frente. Têm uma espécie de asas que servem como ganchos para as prender a dentes adjacentes sãos. Este tipo de reabilitação para preencher a falta de um dente, não exige o desgaste dos dentes vizinhos. A ponte é de resina ou acrílico, aparentemente funciona um pouco melhor que uma prótese removível, porém, a resistência é menor. Não funcionam os mesmos anos que a coroa sobre dente ou o implante dentário; a durabilidade deste tratamento é menor e depende de pessoa para pessoa.

Prótese fixa suportada por dentes

As pontes duram geralmente de 5 a 15 anos. A razão da durabilidade deste tratamento, está diretamente relacionado com a razão da higiene. A pessoa têm dificuldade em usar o fio dentário para as limpar por baixo da gengiva. São uma alternativa comum aos implantes dentários. Desgastam-se os dentes adjacentes e cola-se uma ponte, por exemplo, de três elementos. Esta ponte fixa de cerâmica é fabricada de cerâmica ou material acrílico. Os dentes adjacentes têm que estar muito saudáveis para suportar a ponte. Serve para preencher a falta de um ou mais dentes e é muito comum em todo o mundo. No entanto tem alguns inconvenientes; o desgaste dos dentes vizinhos e o preço é por vezes mais elevado que o implante dentário unitário.

Prótese total removível, dentadura

Dentadura

Dentadura

É a denominada dentadura. Preenche todos os dentes em um maxilar ou mandibula. É feita de material cor de rosa para imitar a cor da gengiva. Ao acrílico de cor rosa acrescentam-se dentes. A sua aparência é natural e nem sempre é percetível se os dentes da pessoa são naturais ou artificiais. No entanto é desconfortável porque é removível. Pessoas referem o incomodo ao falar e ao mastigar; fere as gengivas e altera o sabor dos alimentos.

Em termos de preço, as vulgar dentaduras são económicas. Por exemplo, dependendo da clínica, custarão de 200 a 500 Euros. São mais baratas que os implantes dentários, porém em termos de funcionalidade não tem qualquer comparação. Enquanto os implantes são fixos e portanto, não oscilam, as dentaduras ou prótese dentária total removível, movem-se inevitavelmente ao falar e ao mastigar. As pessoas por vezes constrangem-se com o uso destes dispositivos; é frequente o isolamento e a angustia de as usar.

O custo da substituição das dentaduras a longo prazo é significativo. As dentaduras duram de 5 a 15 anos dependendo da força da mastigação e dos hábitos de vida de cada pessoa. Um fumador, por exemplo, ao fim de 5 anos observará a sua dentadura com a cor alterada; o acrílico tinge e ficará amarela. As próteses removíveis necessitam de substituição de tempos a tempos.

O osso terá tendência para diminuir. Com o tempo, o osso do maxilar deteriora-se. Pessoas que usem dentaduras durante muitos anos, poderão ter dificuldade em reabilitar com implantes dentários, devido ao défice ósseo.