Monthly Archives: Março 2019

A limpeza dos implantes

Como se limpam os implantes dentários?

Higiene dos implantes

Os implantes dentários limpam-se tal como se de dentes naturais se tratassem.
Devem usar-se escovas de dentes macias e de extremidades arredondadas. As máquinas de irrigação são muito úteis.

Os colutórios são importantes e servem para bochechar. Utilize também o fio ou a fita dentária. O fio deve ser passado gentilmente entre os dentes naturais e as coroas dos implantes. A fita dentária é também uma excelente opção. Vendem-se nas grandes superfícies e nas farmácias. Existem em vários tamanhos e marcas.

Escovas de dentes

Os implantes dentários devem ser limpos com escovas de dentes macias ou de dureza intermédia. Deve preferir as escovas de dentes com a ponta redonda.

Nas farmácias ou em grandes superfícies consegue encontrar escovas de dentes especiais, concebidas para limpar áreas entre os dentes onde o acesso é mais difícil.

Escovas de dentes de difícil acesso

As escovas de dentes interproximais caracterizam-se por limpar zonas estreitas entre os dentes ou entre a prótese sobre implantes onde as escovas de dentes comuns não conseguem aceder. A ponta é uma pequena escova que penetra suavemente em espaços muito reduzidos.
As pastas mais adequadas são as pouco abrasivas. Existem inúmeras pastas de dentes, várias marcas à escolha. A pasta ideal é aquela que causa menos desgaste. A sua composição deve ser à base de clorexidina. A clorexidina é um anti-séptico com ação eficaz contra as bactérias e antifúngico. Evita a proliferação bacteriana.

Os colutórios

São muito eficazes no caso de pacientes com higiene muito deficiente. Devem usar-se nas doses recomendadas na sua posologia, geralmente não mais do que duas a quatro semanas.

Informe-se com o seu dentista sobre o uso dos colutórios para bochechar e adquira o mais indicado para si.
São excelente para a manutenção de próteses sobre implantes.

As máquinas irrigadoras

As máquinas de jato de água são uma ferramenta essencial para quem tem próteses sobre implantes unitários ou totais.
O jato de água ajuda a remover restos de alimentos onde as escovas não conseguem chegar. São fundamentais para a higiene dos implantes e por isso, é raro o dentista que não as aconselha terminado o tratamento de implantes dentários.

As máquinas irrigadoras devem ser utilizadas diariamente; a água penetra entre os implantes e a prótese fixa, removendo restos de comida que se alojam na prótese e que causam placa bacteriana.

O ideal é que a máquina de jato de água possa estar junto ao lavatório da casa de banho. Após a escovagem diária dos dentes ou implantes, utilize-a durante alguns segundos. O hálito fica mais fresco e a higiene melhorada.

A máquina de jato de água ou irrigador é apenas um instrumento auxiliar de limpeza. Só por si não remove a placa. A placa deve ser removida através de uma limpeza profissional no dentista.