Candidato a Implantes

Candidato a Implantes

Candidato a implantes

O candidato a implantes deverá ter quantidade e qualidade de tecido maxilar, ou seja, disponibilidade óssea.

Como já referimos existem técnicas de enxerto de osso para contornar esse problema. Pessoas comprometidas em ter uma boa higiene oral são candidatas a implantes. Pessoas saudáveis ou com doenças controladas também se podem candidatar ao tratamento. Quase todas as pessoas são candidatas a usar dentes fixos. Consulte o seu médico dentista e informe-se sobre o seu caso em particular. O dentista vai avaliar as suas estruturas dentárias e saberá se é ou não um bom candidato ao procedimento.

O que é necessário para ser candidato a implantes?

Gengivas saudáveis

A gengivite e a periodontite são doenças das gengivas que afetam o osso do maxilar. Um bom candidato a implantes não pode ser portador destas doenças. Existem vários tratamentos disponíveis para solucionar o problema da doença das gengivas. A gengiva tem que estar sã para receber o implante. Por esta razão, em alguns casos de periodontite avançada, o dente deve ser extraído algum tempo antes da inserção do parafuso artificial.

Quantidade de osso disponível

A qualidade e quantidade de osso do maxilar ou mandíbula são fatores fundamentais para avaliar se uma pessoa é ou não um bom candidato ao tratamento. Tal como já referimos em algumas páginas do site, existem técnicas para acrescentar osso. Essas técnicas e procedimentos denominam-se de elevação de seio e enxerto de osso.

Crianças não são candidatas ao procedimento porque o osso do maxilar estará em desenvolvimento. Desta forma o ideal é esperar até completarem 18 anos de idade, altura em que o maxilar já se desenvolveu e isso possibilita planear o tratamento.

A higiene oral

Uma higiene oral cuidada previne as possíveis complicações. Uma pessoa ciente da importância  da higiene oral é um forte candidato ao procedimento. Recomendamos as consultas anuais de limpeza no dentista, o uso de escova macia, o fio ou fita dentária, as máquinas de jato de água.

Saúde oral cuidada

A saúde oral é importante em todas as pessoas e idades. As doenças orais influenciam a saúde em geral. Pessoas sem dentes devem cuidar da saúde oral tal como  as pessoas que têm dentes naturais. É importante escovar as gengivas e a língua mesmo pessoas desdentadas que usem dentaduras. A higiene da dentadura tem que ser frequente.

Os pacientes que fumam ou ingerem bebidas alcoólicas com frequência têm uma taxa de sucesso menor com os implantes dentários porque o fumo e o álcool em excesso são inimigos do tratamento.

Quem não é candidato a  implantes?

As principais circunstâncias que aumentam o risco de insucesso em implantes dentários são as seguintes:

O fumo do tabaco

O tabaco é uma contra indicação . É um inimigo dos dentes, da saúde oral em geral e do procedimento com implantes. O fumo dificulta a cicatrização e portanto a regeneração do osso. A osteo integração é mais difícil. O candidato ideal a implantes dentários não deve fumar. Fumadores têm maior probabilidade de insucesso no tratamento. Estudos na medicina dentária referem que a probabilidade de rejeição é maior.

Pessoas que ingerem bebidas alcoólicas em excesso

Doenças das gengivas

Doenças oncológicas

Esteroides

O ranger de dentes ou bruxismo

O bruxismo é um fator de risco para o candidato a implantes. Os estudos sobre esta matéria são controversos. É fundamental que o candidato seja acompanhado durante e após o tratamento reabilitador.

O bruxismo acontece durante a noite e significa ranger os dentes. Uma pessoa pode ter bruxismo e não saber.

Pessoas candidatas a implantes podem conseguir usar o tratamento com sucesso com o auxilio de uma goteira noturna.

Diabetes

A diabetes controlada tem taxas de sucesso aceitáveis. A Diabetes Mellitus influência o sistema imunitário e o processo inflamatório. Esta doença afeta pessoas em todo o mundo e muitos pacientes querem saber se são candidatos aos implantes dentários.

Se a diabetes não estiver controlada ou seja, se os níveis de hemoglobina não estiverem estabilizados, a cicatrização é prejudicada. Ou seja, a osteointegração do implante estará em risco. Desta forma, pacientes com diabetes devem ser especialmente acompanhados durante e após cirurgia. De qualquer forma muitos pacientes com diabetes controlada usam implantes com sucesso.

Se sofre de diabetes e quer saber se é um bom candidato a implantes  marque uma consulta com o seu dentista e informe-se sobre o seu caso em particular.