All-on-4

O All on 4 implantes é o tratamento que visa reabilitar desdentados totais em um ou ambos os maxilares. É adequado para pessoas sem dentes e a grande vantagem é para quem tem défice ósseo nos maxilares. Colocam-se quatro implantes, os laterais ligeiramente inclinados e a eles fixam-se próteses híbridas ou de cerâmica.

ALL ON 4 Implantes

O técnica All on 4 implantes dentários é mundialmente conhecida. Desenvolvida em Portugal pelo Prof. Paulo Malo, foi considerada um procedimento cirúrgico inovador. Alcançou uma grande notoriedade  pela comunidade de médicos dentistas por se tratar de um novo conceito, eficaz para substituir dentes ausentes em pacientes edentulos nos maxilares. Atualmente é considerada um novo padrão na reabilitação oral fixa e praticada por inúmeros dentistas nos diversos continentes com elevadíssimas taxas de sucesso.

Qual a principal diferença entre o All-On-4 e as dentaduras?

• O ALL-ON-4 é fixo e as dentaduras são removidas para higienizar. Os pacientes não podem retirá-lo após as refeições ou durante a noite.
  • Enquanto as dentaduras oscilam e sente dificuldade em mastigar alimentos, o all on four permite-lhe mastigar naturalmente assim como saborear a sua comida preferida.
  • Enquanto as próteses estão apoiadas nas gengivas e por isso magoam ou fazem pequenas feridas, o all on four é fixo nos implantes e se estiver bem adaptado raramente causa feridas ou inflama.
  • A perda óssea diminui. Com as dentaduras o osso vai diminuindo progressivamente e elas ficam desajustadas.
  • O all on four não tem palato ou céu da boca e por isso tem muito mais paladar e consegue saborear melhor os alimentos.

Qual a diferença entre os implantes convencionais e o all-on- four?

Implantes dentários All-on-4, implantes dentários no maxilar, prótese fixa.
Antigamente os dentistas inseriam os implantes dentários dente a dente; cerca de oito, nove, dez ou doze, às vezes vinte para reabilitar ambos os maxilares. Este tratamento era muito dispendioso. Para além de ser extremamente caro , o tempo de cirurgia era muito mais prolongado assim como a recuperação do paciente.

Com o all on four basta inserir quatro. Por outro lado na maioria dos casos não é necessário acrescentar osso ao tratamento. Desta forma numa única consulta de cirurgia e sem necessidade de recorrer a enxertos o tempo de tratamento é muito menor e a conclusão mais célere.

Quem é candidato ao tratamento de implantes All-on-4?

De uma forma geral pessoas de todas as idades são candidatas ao tratamento all on four. Depois dos 18 anos de idade qualquer pessoa de qualquer idade pode submeter-se ao tratamento fixo.

A intervenção é dolorosa ?

Esta intervenção é realizada com bloqueio anestésico dos nervos, indolor e sem complicações. A cirurgia é simples e não é dolorosa. Pode haver algum desconforto apenas durante o primeiro ou segundo dia. Após este tempo, o candidato a All on 4 já consegue desenvolver todas as atividades normais. Gradualmente vai introduzindo alimentos sólidos de forma a não magoar a gengiva. Ao fim de poucos dias retoma a sua vida habitual.

Riscos e contra indicações do all on four implantes dentários

Desde que o protocolo seja efetuado por um dentista experiente os riscos são inexistentes. Não existem contra indicações porque com a prótese fixa o candidato irá melhorar substancialmente a sua qualidade de vida.

Qual a taxa de sucesso do all-on-4 ?

Os implantes podem durar décadas, anos ou até uma vida dependendo dos hábitos de higiene, cuidados de limpeza, controlos periódicos, ausência de doenças sistémicas tais como a diabetes  ou problemas oncológicos.

Quanto custa o tratamento all on four implantes?

O preço do all on four pode variar por país ou região. Depende do nível de vida onde se insere a clínica e dos seus objetivos económicos. Claro que os custos do material e a habilidade do dentista devem ser considerados.

As clínicas em Portugal, praticam diferentes preços na reabilitação do all on four implantes. O custo da restauração de um maxilar varia entre 2500 Euros (nas clínicas com preços mais baratos) até 5 e 10 000 Euros. É necessário considerar o preço do raio x ou Tac dentária. A maioria das clínicas já inclui esse custo no preço do tratamento All on 4, outras clínicas indicam clínicas de radiografia para realizar o exame de radiologia.

Lisbon dental clinics

Porto dental clinics

Referencias/Bibliografia:

Maló  P,Rangert B, Nobre M.”All-on-4″immediate-function concept with Branemark System implants for completely edentulous maxila: A 1 year retrospective clinical study.

Weinstein R, Agliard E, Fabbro,MD, et al.Immediate Rehabilitation of the Extremely Atrophic Mandible with Fixed Full- Prosthesis Supported by Four Implants. Clin Implant Dent Related Res.2010 Feb 11.