Placa Fixa

O que é uma sobredentadura?

O termo sobredentadura significa uma prótese removível ou placa fixa em implantes dentários. A dentadura é concebida para pessoas sem dentes na mandíbula. A sobredentadura é fixa por uma barra de metal no seu interior ou por esferas fixas a dois ou a quatro implantes.

Para que servem as dentaduras ou placas fixas?

As overdentures destinam-se a pessoas desdentadas. Se não tem dentes no maxilar o tratamento com overdentures é a solução mais procurada por pacientes em todo o mundo.

As dentaduras acrílicas fixam-se a dois , quatro ou mais implantes. Aumentam a estabilidade da prótese e são muito naturais. As pessoas que usam  dentaduras convencionais removíveis substituem-nas  por esta solução fixa mais eficaz e muito mais confortável.

Porque pensar em dentaduras?

As overdentures são fixas e não oscilam. Com elas consegue recuperar a qualidade de vida em termos de melhor alimentação, melhor aparência . O problema das dentaduras que oscilam ao falar desaparece. Já não vai precisar de usar colas e adesivos. Consegue sorrir, conversar e comer com segurança.

Que tipos de dentaduras fixas existem?

Existem várias opções com encaixe de barra ou bola. Retiram-se para higienizar. Os encaixes permitem remover da boca, lavar e voltar a colocar.

Quanto custa uma dentadura ou placa fixa?

Dependendo da clínica deve considerar vários custos com o seu tratamento fixo. Considere o preço de vários tratamentos obrigatórios tais como os em baixo descritos e ainda custos adicionais facultativos:

Possíveis custos adicionais para o seu tratamento com overdentures ou placa fixa

  • Extração de dentes(não consideramos  extrações de sisos inclusos complicadas)
  • Dentadura removível provisória (o paciente usa a sua durante o tempo de integração)
  • Enxerto ósseo ou elevação de seio (quando necessário)

Custos obrigatórios

Tomografia computorizada por maxilar

Dois implantes dentários (inclui anestesia, remover sutura, tampa de cicatrização)

Quatro implantes dentários

Overdenture (dentadura fixa)por maxilar com dois implantes

Overdenture por maxilar com quatro implantes

TOTAL COM DOIS IMPLANTES PARA UMA MANDÍBULA

TOTAL COM QUATRO IMPLANTES PARA UM MAXILAR

Etapas do tratamento com implantes

Existem algumas etapas para o tratamento de sobredentadura. Estas etapas são iguais para a generalidade dos nossos pacientes e não podem ser ignoradas ou ultrapassadas. Vamos descrever essas etapas para que entenda melhor este tratamento.

Fase 1

A primeira fase inclui extrações dentárias se necessário. Em alguns casos em que exista infeção associada as extrações são realizadas algum tempo antes. Não existindo infeção, no mesmo dia extraem-se dentes e inserem-se implantes. Após este procedimento, os implantes ancorados no osso precisam de alguns meses para que a sua integração aconteça. Este período varia de três a quatro meses.

É muito importante respeitar o tempo de repouso em que as células do osso maxilar vão envolver o parafuso de titânio. Denomina-se de período de cicatrização.

Fase 2

Depois da ósseo integração do implante na mandíbula, é colocada uma tampa de cicatrização. Esta tampa deve estar durante alguns dias com o objetivo de moldar as gengivas. Após este tempo, retira-se a tampa de cicatrização e tira-se o modelo da sua boca. Este modelo é de gesso e envia-se para o laboratório dentário.

É preciso provar a sua dentadura ou seja, é necessário que haja consultas para escolher o tamanho dos dentes, a cor e o formato mais adequado ao seu rosto. Com a entrega da dentadura recebe instruções sobre a sua manutenção e cuidados a ter.

Beneficios da estabilidade das dentaduras

  • Aumenta o conforto porque as gengivas não ficam irritadas.
  • Melhora a fala e a sua confiança.
  • O procedimento é pouco invasivo.
  • Por vezes é possível adaptar a sua própria dentadura removível.
  • Os adesivos e colas terminam.
  • Suspende a perda óssea devido à falta de dentes.
  • A face fica com uma aparência jovial.

Sou candidato ao tratamento de overdentures?

A maioria das pessoas são candidatas ao tratamento com implantes dentários. Se é uma pessoal saudável com certeza que será um excelente candidato. Pessoas com doenças sistémicas tais como diabetes e outras, também são candidatas a este tratamento. A avaliação com o dentista do seu caso em particular é muito importante; após essa avaliação o dentista aconselhará a melhor opção para substituir dentes ausentes.

Pessoas firmemente comprometidas com uma boa higiene oral são candidatas às overdentures.

É necessário avaliar a quantidade de osso disponível na sua mandíbula. Por isso o dentista solicita uma radiografia panorâmica e uma tomografia computorizada a 3D. Com esses exames, o dentista avalia o seu caso e decide se existe ou não a necessidade de enxerto de osso ou elevação de seio maxilar.

Opção de dentaduras fixas

Para substituir dentes existem muitas opções fixas. Por exemplo, se quer fixar a sua dentadura colocam-se dois implantes na mandíbula. No maxilar superior dois implantes não são suficientes e no mínimo inserem-se quatro.

Observe as figuras que descrevem algumas possíveis opções . Fale com os nossos dentistas e eles aconselham a melhor opção para si.

A importância da higiene das overdentures

A higiene é da maior importância para preservar o seu tratamento por muitos e muitos anos. É necessário limpar os implantes e a dentadura com regularidade. Use escovas macias, bocheche com água ou produtos à venda na farmácia. Use fio dentário junte aos implantes. Mergulhe-as em água e limpe-as com a escova de dentes de cerdas suaves. Faça a limpeza das overdentures diariamente.