Prótese dentária

A prótese dentária removível ou placa são instrumentos mecânicos que transmitem força aos seus dentes, maxilar e gengiva. São usadas quando existem falta de dentes e são a solução mais económica para os substituir.

Que tipos de dentaduras ou próteses dentárias removíveis existem?

  1. Dentaduras ou placas totais em acrílico ou metal.
  2. Dentaduras ou placas unitárias ou parciais em metal, são as denominadas esqueléticas, ou em acrílico cor de rosa.

Tipos de prótese dentária removível

  • Acrílica – A prótese removível acrílica é geralmente cor de rosa para imitar a gengiva.
  • Esquelética- A prótese dentária esquelética é feita de metal, o seu esqueleto, e tem dentes em acrílico.

Quanto custam as dentaduras ou prótese dentária?

As clínicas em Portugal apresentam-lhe os melhores preços para a sua dentadura, seja em acrílico ou metal. Uma dentadura parcial tem um custo menor que uma dentadura completa. O preço das próteses ou dentaduras variam de clínica para clínica. Preço mais elevado ou mais barato não significa necessariamente que a qualidade da prótese dentária seja melhor. A variação de preços das próteses removíveis é muito comum. Cada clínica estipula um preço e observam-se grande oscilação. Uma prótese dentária com todos os dentes em um maxilar custa entre 200 a 500 Euros em média.

Limpeza e manutenção das dentaduras

Como limpar a sua prótese dentária? Os dentes falsos devem ser limpos todos os dias. Consulte o dentista para saber qual o método mais adequado à sua dentadura.

  • Escove a dentadura com uma escova de dentes macia e dentífrico normal. A escovagem da prótese ajuda a retirar os restos de alimentos e a placa bacteriana.
  • Após a escovagem, passe a prótese por água limpa.
  • Escove a sua boca, língua e gengivas.
  • Á noite coloque a dentadura num copo com água.

Quanto tempo duram as dentaduras ou próteses dentárias?

As dentaduras removíveis duram cerca de 5 anos. São feitas de acrílico e este material sofre desgaste. As dentaduras estão sujeitas à pressão dos movimentos inerentes ao mastigar e sofrem um desgaste rápido. Por isso podem fraturar ou manchar.

Os principais problemas da sua prótese dentária

  • Desgaste e erosão geral.
  • Fraturar ou rachar. Se deixar cair o aparelho ao chão pode quebrar.
  • Manchas pelo efeito do café e de alimentos como o vinho tinto ou caril.
  • Alteração da sua boca devido a receção das gengivas ou do osso do maxilar.

É fácil fazer concertos em próteses dentárias ou acrescentar dentes no acrílico. Porém com o tempo as suas gengivas podem mirrar e as dentaduras vão precisar de ajustes. Por isso de tempos a tempos vai precisar de as encher com acrílico para ficarem ajustadas novamente. É preferível ir ao dentista antes que elas fiquem largas e desajustadas porque para além de serem incomodas podem partir.

A adaptação à prótese dentária

Se está a pensar usar prótese dentária ou dentes falsos não fique muito preocupado. A maioria das pessoas consegue adaptar-se. A adaptação ao dispositivo nem sempre é fácil. Por isso após a sua colocação terá alguma dificuldade em mastigar mas findo alguns dias já consegue falar.

As dentaduras são uma boa alternativa para preencher a falta de dentes e para pessoas que não podem suportar o custo com os implantes dentários. Desta forma, o ideal seria que fossem próteses provisórias mas muitas pessoas usam-nas como definitivas. Se está a pensar usar dentaduras ou prótese dentária visite uma clínica dentária e converse com o dentista sobre o tipo de prótese que mais se adapta ao seu caso.

Saiba mais sobre clínicas dentárias Porto