Gravidez

Gravidez

Category : Medicina Dentária

Saiba tudo sobre os implantes dentários e a gravidez. Poderá a grávida colocar implantes dentários?

Não existem contra indicações para tratamentos dentários durante a gravidez, no entanto os tratamentos devem ser simples. Os implantes não são indicados durante este período tão importante para a mulher. Existem anestésicos especiais  para grávidas sem vaso constritor. No entanto o tratamento com implantes dentários é um pouco invasivo e deve ser evitado. A destartarização, por exemplo, é um dos tratamentos de grande importância na grávida. Contribui para preservar a sua saúde oral. Não necessita de anestesia e contribui para uma melhor higiene.

Tratamentos a evitar durante a gravidez

  • O dentista irá evitar tratamentos dentários complexos.
  • O uso de raio x será evitado. No entanto existe o avental de chumbo para proteger o paciente das radiações. Em algumas situações de emergência mais complexas pode ser fundamental.
  • O branqueamento dentário deve ser evitado durante a gravidez devido ao seu principio ativo, o peróxido de carbamida.
  • Os implantes dentários não são indicados.

Como cuidar da saúde oral durante a gravidez

Os cuidados com a higiene devem ser aprimorados. A escovagem dos dentes devem ser frequentes, o uso de fio dentário e os elixires orais são indispensáveis. Os dentífricos devem conter flúor.

A alimentação deve ser equilibrada, saudável e variada. A vitamina A, C e D devem fazer parte da sua dieta assim como as proteínas, o cálcio e o fosforo. Os doces devem ser evitados.

Se for fumadora deve deixar de fumar. O médico pode ajudá-la. Existem vários medicamentos disponíveis na farmácia e vários tratamentos para deixar de fumar em clínicas da especialidade. Algumas pessoas recorrem à acupuntura. As grávidas fumadoras arriscam-se a partos prematuros e a terem bebés com peso inferior à média.

As grávidas podem colocar implantes dentários?

Não. A grávida não deve fazer implantes dentários durante o tempo da gestação. O tratamento com implantes dentários é um pouco invasivo. Por outro lado é necessária anestesia. Durante o tempo da gravidez a mulher grávida deve evitar tratamentos dentários complicados.

Se está grávida consulte o seu médico dentista e aconselhe-se com ele sobre o tratamento com implantes dentários.