Imediatos

Os implantes imediatos são os implantes dentários que são inseridos após extração dentária aproveitando o buraco existente pela extração da raiz natural.
Quer isto dizer que, a colocação de um implante dentário, logo após a extração de um dente ou raiz, denomina-se de implantes imediatos depois das extrações dentárias.
Neste artigo dedicado aos implantes imediatos vamos explicar-lhe tudo sobre este procedimento; as vantagens, em que casos são indicados e se são ou não de carga imediata.
Se está interessado em implantes imediatos, solicite uma consulta de implantologia numa clínica dentária. Fazem um estudo e apresentam-lhe a melhor solução para implantes imediatos adaptado às suas necessidades.

O que são os implantes imediatos?

Os implantes imediatos são colocados no momento em que se procede à extração de um dente, ou seja, após a extração dentária.
Sempre que aconselhado, privilegiam-se os implantes imediatos após extração. Para quem procura implantes dentários em um curto período de tempo, esta é a solução ideal. Para além de encurtar o tempo do tratamento, a estética da prótese ou “novo dente” é melhorada.
Os implantes imediatos são uma opção da implantologia totalmente previsível e muito procurada por pacientes que precisam de implantes imediatos no menor tempo possível. O implante é inserido no alvéolo onde estava a raiz do dente.
A extração da raiz do dente é executada cuidadosamente evitando traumatizar os tecidos moles em redor ou o alvéolo dentário.

Quais as vantagens?

O tempo do tratamento é menor. Após a extração do dente danificado coloca-se o implante no lugar onde estava a sua raiz.
A taxa de sucesso do implante apos extração é muito elevada. A taxa de sucesso ronda os 98 %.
Menos numero de cirurgias. Ou seja, em vez de duas cirurgias em que no primeiro procedimento se arranca o dente e só mais tarde se coloca o implante; com a técnica de implantes imediatos, o pequeno parafuso de titânio é inserido em apenas uma única cirurgia (extração e inserção).

A estética é maior porque a forma das gengivas é preservada. O tempo de duração do tratamento é menor, existe menos reabsorção óssea, pouca alteração na forma da gengiva, favorecendo assim a estética final da prótese ou da coroa.

Em que casos se aconselha os implantes imediatos?

A inserção do implante dentário no momento em que se extrai a raiz de um dente, é uma técnica cada vez mais procurada nas nossas clínicas dentárias. Existe uma grande procura devido ao tempo do tratamento ser menor, maior estética final da prótese e menor reabsorção óssea.

As principais indicações para implantes imediatos são:

Implantes unitários, quando existe falta de apenas um dente;
Em casos de desdentados totais em um ou nos dois maxilares, substituição de todos os dentes;
Quando existem fraturas de dentes extensas;

Quando não se aconselha implantes imediatos?

Nos casos em que existem infeções no dente a ser extraído. Situações de periodontite por exemplo, o ideal será esperar algum tempo após a extração dentária. Neste caso aconselha-se aguardar cerca de dois meses antes de proceder à cirurgia de implante dentário.
Se a raiz do dente estiver próxima do nervo alveolar inferior, ou no seio maxilar (maxilar superior) não se aconselha os implantes imediatos.
Após a extração, o médico dentista implantologista verifica se existe estabilidade primária do implante. Em casos em que a estabilidade não é a ideal, os implantes imediatos não são indicados.

Os implantes podem ser de carga imediata?

A implantologia imediata permite reduzir consideravelmente o tempo de duração de um tratamento com implantes.
Os implantes imediatos após extração dentária também podem ser de carga imediata ou dentes em um dia.
Se preferir, e se for indicado ao seu caso, fazemos a extração dos seus dente, inserimos os implantes e fixamos dentes no mesmo dia. Os implantes após extração podem ser de carga imediata; quer isto dizer, dentes em um dia.
Implantes imediatos
Os implantes imediatos são colocados no alvéolo após extração de uma ou várias raízes de dentes.
Ao inserirem-se implantes imediatos é possível reduzir o tempo de duração do tratamento. Os benefícios são vários, nomeadamente a estética final da coroa ou prótese dentária.
Com esta técnica da implantologia consegue-se preservar o osso do maxilar ou mandibula; existe menos recessão óssea.

Em simultâneo com os implantes imediatos é possível, em alguns casos, colocar dentes fixos no mesmo dia. A coroa ou prótese fixa é apenas temporária. Alguns meses mais tarde tem que ser substituída por outra definitiva. No entanto, no mesmo dia, o paciente saí da clínica com um ou vários dentes fixos nos seus implantes dentários.
Meses após, cerca de 3 a 6 meses, depois da integração dos implantes no osso do maxilar, esta prótese provisória é substituída por outra definitiva, nomeadamente coroas em cerâmica ou ponte híbrida acrílica.

Se procura implantes imediatos informe-se com o seu médico dentista sobre as vantagens deste tratamento.

Ultima atualização 4 de Agosto de 2019