Os implantes de cerâmica surgiram no mundo, em meados dos anos 80, devido à constante procura de um material que fosse uma alternativa aos implantes de metal. A preocupação dos especialistas sobre a estabilidade a longo prazo dos convencionais pilares de titânio, contribuíram para o desenvolvimento de um material alternativo como a alumina ou zircônia. O desenvolvimento da tecnologia em relação aos implantes e a composição dos seus materiais, permitiram criar biocerâmicas policristalinas. Estes implantes de cerâmica, referem os cientistas, são compostos de materiais estáveis e muito funcionais. Por isso, o futuro da implantologia poderá estar relacionado com esta recente descoberta que os posicionam como uma alternativa viável.
Quais os benefícios dos implantes de cerâmica?
Como alternativa aos implantes compostos por titânio, os implantes de cerâmica, possuem propriedades antialérgicas.
O design de peça única, não existe o pilar para fazer a ligação entre o implante. Isto significa a redução de bactérias e melhor saúde oral.
Os implantes cerâmicos de duas peças permitem a correção do erro de posição com recurso ao pilar angulado.
Elevada estética e biocompatibilidade com o organismo humano.
A cerâmica não está sujeita à corrosão.
Implantes metálicos e implantes de cerâmica
Saiba mais sobre as principais diferenças e semelhanças entre implantes de cerâmica e implantes de titânio.
Ambos os implantes são biocompatíveis ou seja, tanto a cerâmica como o titânio são materiais aceites pelo organismo humano. A biocompatibilidade significa uma resposta biológica positiva, ou seja, não provocam a rejeição de um corpo estranho. Tanto a cerâmica como o titânio são também materiais não tóxicos para o ser humano e por isso utilizados no fabrico dos implantes. Em termos de corrosão e resistência, ambos revelam propriedades adequadas à finalidade do seu uso. Não está ainda provado qual dos materiais é mais resistente à corrosão; ambos são confortáveis e adequados para a implantologia.
Em termos de protocolos cirúrgicos os implantes cerâmicos são igualmente utilizados em dentes imediatos, implantes unitários, all-on-4. A reabilitação parcial ou total do maxilar é executada com as mesmas taxas de sucesso dos convencionais implantes de titânio.
É importante referir que o implante de cerâmica, quando peça única sem o pilar de ligação, não consegue corrigir erros de posição. Enquanto os implantes de titânio são compostos por corpo do implante e pilar, duas peças, permitem utilizar com facilidade o pilar angulado para corrigir posicionamentos.
Qual a taxa de sucesso dos implantes de cerâmica?
Em resposta a esta pergunta, sobre a taxa de sucesso dos implantes de cerâmica, o Dr. Sammy Noumbissi, fundador e presidente da Academia International de Implantologia Cerâmica (IAOCI) diz que a taxa de sucesso é a mesma que os implantes de titânio. Baseia-se na sua experiência e na de outros implantologistas aderentes ao material cerâmica. Refere que são igualmente versáteis, devido ao desenho especial e à evolução do tratamento da sua superfície.
A razão do ceticismo dos dentistas em relação aos implantes de cerâmica
Existe ainda algum estigma quanto á sua viabilidade e funcionalidade. Ou seja, a maioria dos dentistas prefere a utilização do convencional titânio. As razões porque se utiliza mais os pilares de metal são provavelmente o seu custo mais acessível. Ou seja, o material á base de zircónia é um pouco mais dispendioso devido aos custos da sua produção recente. Enquanto os implantes de cerâmica surgiram no mercado nos anos oitenta, o titânio é utilizado desde a década de sessenta.
A relação do preço entre cerâmica e titânio
Tal como já referido, os implantes de cerâmica são um pouco mais caros que os de titânio. O preço mais elevado está diretamente relacionado com o sua produção recente. A maioria das marcas de implantes dedica-se à produção e venda exclusivamente do titânio. A maioria das marcas de implantes ainda não introduziu o composto de cerâmica, talvez devido ao seu preço elevado e por isso, menor probabilidade de comercialização.
Conclusão sobre os implantes de cerâmica
Em Portugal a principal marca a comercializar os implantes de cerâmica é a prestigiada Strauman. Certas clínicas dentárias em Portugal , já apresentam os implantes de cerâmica como uma excelente alternativa ao titânio.
Alguns dentistas afirmam que o futuro do material cerâmica será brilhante porque os pacientes procuram soluções cada vez menos invasivas e igualmente seguras. Embora sejam ainda uma opção cara, os implantes de cerâmica apresentam padrões de qualidade elevadas, compatibilidade e altas taxas de sucesso na osseointegração.
Pensa-se que os implantes de cerâmica irão aumentar a sua popularidade nos próximos anos porque combinam uma elevada estética com as características antialérgicas, fatores fundamentais para o sucesso da implantologia.