Implantes Dentários

Implantes DentáriosOs implantes dentários são a substituição de uma ou várias raízes  de  dentes perdidos. Inserem-se no osso do maxilar, debaixo da gengiva e servem de suporte para uma coroa ou novo dente.

Os implantes são feitos de titânio, metal nobre. Este metal encontra-se na natureza e é biocompatível com o ser humano.

A integração do implante é o processo em que as células do osso maxilar envolvem a sua superfície. Com a integração, o implante fica fortemente ancorado no osso e serve de suporte para o novo dente. Se existirem cuidados e manutenção, o implante pode durar muitos anos. É uma excelente solução para a falta de dentes. Desta forma, suporta pontes completas e parciais, substitui um ou todos os dentes na arcada dentária.

O tratamento do maxilar com implantes dentários é muito complexo e existem várias soluções. Este processo demora algum tempo e é uma intervenção médica muito comum nos dias de hoje.

Implantes dentários

Tratamento com implantes dentários

Se não tem dentes em um maxilar ou nos dois, os dentistas dedicados à implantologia apresentam-lhe várias soluções.

  1. Quatro, cinco ou seis implantes dentários a segurar pontes em cerâmica ou zircónio;
  2. Implantes suportados por pontes fixas híbridas. Podem ser quatro, cinco ou seis;
  3. Dois implantes na mandíbula para segurar dentaduras;
  4. Implantes imediatos com ponte fixa – Dentes no mesmo dia;
  5. O All on 4 implantes;
  6. Implantes zigomáticos.

Benefícios dos implantes

  • Sorria com confiança;
  • Diga Não às dentaduras removíveis;
  • Não gaste dinheiro com fixadores para as próteses;
  • Coma tudo o que quiser e melhore a sua saúde;
  • Melhore a fala;
  • São confortáveis comparando com as dentaduras removíveis;
  • A aparência é melhorada. O rosto fica menos encovado;
  • Aumentam o bem estar e a auto estima;
  • A durabilidade; com os devidos cuidados os implantes duram uma vida.

Os riscos da cirurgia de implantes dentários

A cirurgia de implantes dentários tem alguns riscos à semelhança de outras cirurgias. Os riscos não são muito comuns e geralmente são facilmente tratados pelo médico dentista.

Um dentista experiente em implantologia saberá evitar eventuais problemas . A experiência do profissional de saúde e a sua habilidade contribuem para minimizar possíveis complicações durante e após a cirurgia.

Um plano e estudo prévio do tratamento vão determinar a correta inserção do implante. A cirurgia deverá ser o menos a traumática possível para que a recuperação seja rápida e sem complicações inesperadas.

Para evitar o risco de infeção tome a medicação prescrita pelo dentista. A higiene  da boca, o uso de uma escova macia, bochechar com colutórios prescritos pelo médico vão diminuir o risco de possíveis problemas.

As  complicações dos implantes

As complicações são raras mas podem acontecer. A cirurgia de implante dentário é uma realidade segura. Devido à constante evolução da medicina dentária, tecnologia e desenho dos implantes, os problemas são cada vez menos frequentes.

As principais complicações são:

  • A rejeição do implante- a não osteointegração;
  • Possível edema, inchaço;
  • Dor ligeira;
  • Hemorragia;
  • Infeção;
  • A mucosite, periimplantite.

A recuperação quanto tempo demora?

Existem vários fatores que condicionam o tempo da recuperação. No dia seguinte o paciente já pode realizar as suas tarefas habituais e dedicar-se à vida profissional. No caso de cirurgia mais complexa poderá desejar ficar em repouso mais algum tempo. O tempo da recuperação é rápido. Contudo depende sempre de pessoa para pessoa e da intervenção realizada.

Colocação do parafuso de cicatrização

Quando a ósseo integração termina, poderá ser necessário, um procedimento adicional, para colocação do parafuso de cicatrização. O parafuso de cicatrização é uma pequena peça de metal que vai enroscar no implante. Este procedimento denomina-se na gíria médica dentária, de exposição. Ou seja, o implante tem que ser exposto para posteriormente se colocar o parafuso de cicatrização que irá moldar a gengiva. A moldagem da gengiva é importante no processo que se segue; a moldagem para laboratório de prótese dentária.

A higiene dos implantes é importante?

A maior parte dos casos de insucesso são devidos à falta de higiene. Vários estudos sobre o sucesso dos implantes dentários revelam que a falha do tratamento é causado pela má higiene oral. Por isso, a falta de cuidados de higiene contribui para a acumulação de placa bacteriana entre a raiz artificial e a gengiva. Esta placa microbiana é especialmente nociva para a durabilidade do seu tratamento; provoca inicialmente hemorragia moderada, perda óssea e por último a denominada periimplantite.

Para evitar estas complicações, os dentistas aconselham uma higiene rigorosa com o auxilio de fio, fita dentária, máquinas de jato de água.

A manutenção dos implantes é aconselhada?

Sem dúvida alguma. A manutenção dos seus implantes é de extrema importância. Os cuidados de higiene e a manutenção  asseguram que o seu tratamento durará muitos e longos anos. As consultas de rotina semestrais e anuais são fundamentais. O dentista através da radiografia apical ou ortopantomografia irá analisar as suas estruturas dentárias nomeadamente os tecidos em volta do implante. A prática regular da destartarização ou limpeza profunda, contribuem para eliminar a placa bacteriana, principal responsável pela peri-implantite.

A correta oclusão da prótese sobre o implante e a distribuição adequada de forças no maxilar são fatores fundamentais para uma boa manutenção. Nas consultas regulares, o dentista analisa se as forças da prótese estão uniformemente distribuídas. É frequente o paciente referir que “o implante está a abanar”. Não é exatamente isso que acontece, mas sim, a prótese ou dente falso, necessitar de ajuste. Os ajustes regulares da prótese sobre o implante são efetuados nas consultas de manutenção.

A razão da opção com implantes dentários

  • Conserva um sorriso bonito;
  • Os dentes adjacentes continuam intactos, sem o desgaste  relacionado com pontes e coroas sobre dente em que é necessário criar a forma de coto;
  • O desconforto das dentaduras largas e mal adaptadas desaparece;
  • São como se fossem os seus dentes naturais.

Qual o sucesso dos implantes dentários?

implante dentário

Implante dentário

O sucesso a longo prazo dos implantes dentários depende da qualidade do osso onde estão inseridos.

Outros fatores que influenciam o seu sucesso são os cuidados e a higiene diária. O seu tratamento fixo precisa de manutenção regular. As visitas no dentista para higienizar ou verificar a oclusão da prótese são muito importantes.

Por ultimo, não esqueça o uso de fio dentário, a máquina de jato de água e hábitos de vida saudáveis. O fumo do cigarro é um inimigo do seu tratamento.

A taxa de sucesso dos implantes dentários ronda os 98%. Com os devidos cuidados ao seus implantes duram uma vida.

Se está a pensar em implantes dentários, fale com o seu dentista sobre o sucesso dos implantes dentários e informe-se sobre os cuidados e a higiene.

Os implantes dentários são dolorosos?

Com a evolução das técnicas e dos materiais, a cirurgia de implante dentário é totalmente indolor. Com o auxilio da anestesia local ou geral, o paciente não sente rigorosamente dor nenhuma. O medo e a ansiedade de ir ao dentista já não existe. Surgem técnicas cirúrgicas inovadoras, métodos de sedação e anestesia eficazes. Ir ao dentista, submeter-se a uma cirurgia de implante dentário é um procedimento comum e pode ser um momento agradável e relaxante. Para os pacientes que ainda não controlam a ansiedade existe a sedação consciente. Este procedimento, com o auxilio do anestesista bloqueia a dor. O paciente fica relaxado durante o tempo da cirurgia. A recuperação é quase imediata.

Sou candidato a implantes dentários?

As pessoas são candidatas a implantes dentários se existir falta de dentes, vontade de se submeter à cirurgia e preencham os critérios básicos. Os critérios principais são uma boa saúde em geral; doenças sistémicas devem estar controladas. A disponibilidade óssea deve ser suficiente. A questão da falta de osso é ultrapassada com as recentes técnicas de enxerto ou elevação de seio. A técnica de All on 4 foi especialmente concebida para  pacientes sem osso no maxilar ou mandibula. A falta de osso já não é um obstáculo. A maioria das pessoas são candidatas a este tratamento.

Se está a pensar no tratamento fixo, informe-se primeiro  sobre os principais quesitos para se candidatar à reabilitação. Pergunte ao seu dentista se é ou não um bom candidato para esta cirurgia oral.

Pacientes com bruxismo podem usar implantes dentários?

O bruxismo caracteriza-se pelo ranger de dentes. Geralmente acontece durante o sono. As opiniões dos especialistas são controversas. Alguns referem ser possível usar implantes dentários. Outros afirmam ser uma contraindicação para o tratamento fixo. Se range os dentes e já lhe diagnosticaram bruxismo consulte o seu dentista. Melhor que ninguém,  o seu medico irá esclarece-lo sobre os benefícios e se o tratamento é ou não indicado para si.

Tenho osso suficiente para um implante?

Se o osso do maxilar não existir em qualidade e quantidade suficiente, poderá necessitar de um enxerto ósseo antes de se submeter à cirurgia. Se a densidade do maxilar não for aceitável, as probabilidades de fracasso são elevadas. Com o enxerto de osso, através da colocação de biomateriais, cria-se uma base sólida para o seu tratamento.

O enxerto poderá ser da própria pessoa, retira-se osso de outra parte do maxilar para colocar na zona com défice, ou através de osso artificial, sintético. Se a necessidade de enxerto de osso for menor, poderá ser feita em simultâneo com a cirurgia. Tudo depende do caso a tratar e da opinião do especialista.

Qual a durabilidade dos meus implantes?

A durabilidade do  tratamento, em parte, vai depender de si e dos cuidados a ter. Especialistas questionam o tempo de duração dos implantes. Afinal se os dentes naturais não duraram uma vida, conseguem os implantes superar esse tempo? Ninguém lhe consegue garantir que os implantes duram este ou aquele tempo. Porém, com os devidos cuidados, manutenção, hábitos de vida saudável, os implantes vão durar com certeza muito tempo.

Implantes dentários procedimento

  • Consulta de avaliação

    O dentista explica-lhe todos os tratamentos possíveis para o seu maxilar. Pontes em cerâmica fixas, próteses híbridas, dentaduras fixas, unitários. O dentista sugere-lhe  o numero de implantes a colocar. Fale com o seu dentista e informe-se sobre as etapas, procedimentos e tempo de duração do tratamento.

  • Estudo das radiografias

    Consulta clínica com 3D CT Scan. A radiografia a 3D permite visualizar as estruturas dentárias, a quantidade e qualidade do osso do maxilar. Faz-se um orçamento e um plano de tratamento adaptado ao seu caso.

  • A cirurgia

    A cirurgia de implantes  demora algumas horas. É um procedimento simples executado com o auxilio de anestesia local.

  • Fabrico e entrega das coroas ou pontes dentárias.

    A fixação das próteses aos implantes é a última fase. Nesta altura fazem-se provas de dentes, escolhe-se a cor, o tamanho e o formato, ajustam-se as coroas ou a ponte dentária. No final já sorri com confiança.

  • Consultas de revisão

    O sucesso dos implantes dentários dependem de uma boa higiene e das consultas regulares de check-up. As consultas de revisão são fundamentais para assegurar a funcionalidade do seu tratamento.

Os resultados

A maioria dos procedimentos é feito com altas taxas de sucesso. No entanto, se for fumador, podem surgir complicações. Se a ósseo integração falhar por esta ou aquela razão, é fundamental que se retire o implante e que a zona seja limpa. Meses depois será possível voltar a repetir o procedimento.

Para que os resultados sejam duradoiros, lembre-se, a higiene oral é fundamental. Consulte o seu dentista com regularidade. Evite hábitos nocivos tal como mastigar alimentos muito duros ou produtos com cafeína e tabaco.

Qual o preço dos implantes dentários?

O preço de um tratamento com implantes dentários varia dependendo de inúmeros fatores. Um dos fatores principais para determinar o custo do tratamento está diretamente relacionado com o numero de pilares cilíndricos a inserir. Os casos não são todos iguais, nem as necessidades de cada pessoa. Por vezes, os dentistas aconselham para um desdentado em um maxilar, quatro implantes. Esta técnica denomina-se de all-on-4. Inserem-se quatro parafusos em cada maxilar. No entanto existem outras técnicas e as opiniões de cada dentista nem sempre são iguais. Um dentista diferente poderá aconselhar para o mesmo paciente a técnica de all-on-six ou a técnica de all-on-five. Todas as técnicas são válidas e eficazes. Por isso o custo de um tratamento implanto-suportado varia consoante o numero necessário de implantes.

Outro fator que condiciona o preço dos implantes dentários é a necessidade de enxerto ósseo ou elevação de seio. Em caso de necessidade da aplicação de técnicas de regeneração ósseo, o custo do tratamento é mais elevado.

A variação dos materiais aplicados, nomeadamente se a ponte implanto-suportada é de cerâmica ou acrílica, determina um preço diferente para cada um dos tipos de prótese em questão.

Existem implantes mais baratos e outros mais caros. Serem mais caros não significa que sejam necessariamente melhores ou que tenham mais qualidade. O preço dos implantes varia de clínica para clínica consoante a política de preços aplicada.

O que lhe falta saber sobre implantes dentários?

 

Referências/Bibliografia:
Branemark PL,et al -Clinical Procedures.Manual Branemark System,04-27,2000
Zarb G,Bolender C, Carisson G. Boucher`s Prosthodontic treatment for edentulous patients.1997 11 th ed, Mosby-St.Louis
Toljanic JA, Baer RA, Ekstrand K,et al.Implant rehabilitation of the atrophic edentulous maxila including immediate fixed provisional restauration without the use of boné grafting.Int J Oral Maxillofac Implants.2009 May-Jun.
Rosén A.Gynther G. Implant treatment .J.Oral Maxillofac Surg.2007

Última atualização 27 de Setembro 2018