Os implantes são para sempre?
Category : Implantes Dentários
Os implantes dentários existem á vários anos. Os primeiros implantes dentários surgiram em 1952. Foi um cirurgião ortopédico sueco que os inventou. O seu nome é Ingvar Branemark. O seu trabalho foi notável ao nível da implantologia. Introduziu também o conceito de osseointegração.
Os implantes dentários são muito semelhantes a dentes naturais e por isso melhoram a sua confiança e qualidade de vida. Pessoas desdentadas recorrem aos implantes para sorrirem novamente com confiança .
Para além da estética facilitam a fala e a alimentação. A imagem da pessoa é beneficiada. As vantagens são muito e muito evidentes. É no entanto prudente que saiba tudo sobre os implantes, vantagens e desvantagens. Desta forma vai tomar a melhor decisão sobre o seu tratamento.
Equaciona colocar implantes para substituir dentes ausentes?
Este tratamento fixo é a melhor solução conhecida para a falta de dentes. As próteses removíveis oscilam, quebram e são desconfortáveis. Embora muitas pessoas as usem, os constrangimentos são inúmeros. Não consegue comer todo o tipo de alimentos; alimentos duros são uma contra indicação porque as dentaduras são fabricadas de acrílico e este pode quebrar. As dentaduras magoam as gengivas e são desconfortáveis. Quando fala a prótese oscila e isso é constrangedor.
Quanto tempo duram os implantes dentários?
A durabilidade de um implante dentário está relacionado com uma série de fatores, tais como:
Os implantes precisam de escovagens regulares.
O uso de fio dentário é muito importante porque ajuda a remover restos de alimentos.
Assegure a higiene oral para evitar problemas dentários. A limpeza da boca é uma medida de prevenção da cárie e da periodontite.
A consulta no dentista de 6 em 6 meses previne eventual problema que possa surgir.
O estilo de vida da pessoa é muito importante. O ideal é que não seja fumador. O fumo do tabaco é nocivo para os seus implantes.
Alimentos extremamente duros podem danificar as suas coroas revestidas a cerâmica. Não morda lápis ou pontas de caneta porque pode danificar os seus implantes.
Especialistas referem que um implante pode durar 25 anos ou mais, no entanto, este tempo difere de pessoa para pessoa. A resposta a esta pergunta é a de que podem durar uma vida. No entanto, apenas se fizer a manutenção adequada.
Que tipo de manutenção precisam os meus implantes?
Checks-ups regulares no dentista. Nesta consulta o dentista executa um raio x ,retira ou ajusta a prótese. A limpeza dos dentes é muito importante. As coroas e dentaduras sobre implantes acumulam restos de alimentos e tártaro. Limpe-as de 6 em 6 meses no consultório do dentista.
Se precisar de enxerto ósseo a durabilidade dos implantes é a mesma?
A maioria das pessoas não necessita de aumento de osso. A percentagem de elevação de seio ou procedimentos similares é cerca de apenas 10%. A receção óssea é geralmente devida a perda de dentes, traumatismos vários, infeções e doenças orais.
O enxerto de osso contribui para o aumento da qualidade e densidade do osso do seu maxilar mas nem sempre é necessário. Quando se acrescenta osso, esse procedimento vai ajudar a manter o seu implante no lugar. Contribui para a longevidade do tratamento.
Não se preocupe se lhe disserem que precisa de enxerto de osso. É um procedimento mínimamente invasivo e faz parte da implantologia. Se o dentista lhe recomendar os biomateriais é porque vão beneficiar o resultado final.